quarta-feira, 7 de maio de 2008

Belo Horizonte - Um Novo Olhar, Uma Nova Realidade ..

Agora, vamos mudar totalmente de assunto e falar um pouco Belo Horizonte. Como introdução, vai aí um texto de Célio Castro, ex-prefeito de BH, sobre a cidade.




UMA LIÇÃO DE HISTÓRIA


Na origem de toda cidade existe um sonho. Deixando para trás o que têm, aventureiros que partem para fazer a vida em um local desconhecido carregam consigo apenas a esperança de dias melhores. Para eles, só o futuro importa. Misterioso, ele desafia o homem, ao mesmo tempo prometendo prosperidade e ameaçando com incertezas e dificuldades.

A história de Belo Horizonte não é diferente. Planejada para ser a capital de Minas Gerais, a cidade surgiu num período marcado por muitas transformações. A Abolição da Escravatura e a Proclamação da República, os progressos da ciência e da indústria se espalhavam no ar uma onda de otimismo, fazendo com que se acreditasse possível construir uma sociedade perfeita. Imigrantes estrangeiros, mineiros do interior e gente de todas as partes do país vieram para cá. Buscavam empregos, melhores oportunidades de vida e, sobretudo, a modernidade. Esses bravos sonhadores ergueram a Nova Capital.

Hoje, passados cem anos, aquela aventura tornou-se memória. Os sonhos dos pioneiros deram lugar à realidade. Nem tudo saiu como planejado. Desde cedo, Belo Horizonte enfrentou problemas e logo constatou que a perfeição era inalcançável. A capital desenhada por técnicos e engenheiros, estudada e planejada com rigor científico era um cidade habitada - mais do que o traçado de suas ruas, mais que de prédios construídos, a cidade é feita de pessoas. E é no movimento diário dessa gente, no trabalho, nas escolas, nas lutas do dia-a-dia que ela ganha vida.

Nenhum plano, por mais rigoroso que fosse, seria capaz de torná-la perfeita. Mas, certamente, são as ações de cada um de seus cidadãos que podem fazer da cidade um lugar mais humano, mais justo e melhor de se viver. Esta é, precisamente, a maior lição que nos ensina a história de Belo Horizonte.

Um comentário:

Metrô Rio-Niteroi disse...

BH é orgulho da Engenharia Nacional.Capital planejada,Rua e avenidas moiores e mais larga e maior praça do Brasil( Raul Soares).Filha da Ferrovia que transportou os tecnicos e construtores e materiais.Engenheiros ferroviarios professores da Escola de Engenharia UFMG.Viaduto em arco Sta Teresa o maior vão em concreto armado do pais(1929)varios ramais urbanos serviram para os bondes.Modernidade de BH levou o Rio de Janeiro(capital Federal) a derrubar sobrado do centro e contruir la Avenida Central !904(atual Rio Branco) e Pres. Vargas 1935.Idem São Paulo 1938 as Radiais.Aos 28 anos de fundação para tornar a primeira cidade em população de MG.Decada de 50 segunda em construção do Brasil depois de São Paulo.Comando na construção de Brasilia