quinta-feira, 8 de maio de 2008

5º Aarão Reis

Aarão Leal de Carvalho Reis foi o engenheiro paraense nomeado para fazer o levantamento do local apropriado para a construção da nova capital do estado de Minas Gerais, Belo Horizonte. Após o levantamento, Aarão Reis permaneceu como chefe da comissão que construiu a capital. Dirigiu o Banco do Brasil e o Lloyd Brasileiro, e foi eleito deputado federal em 1911 e 1927. Faleceu em 1936.

Na foto: Planta do núcleo urbano existente no local onde se implantou a cidade de Belo Horizonte


O projeto

A Lei nº3, de 17.12.1893, aprova o plano da nova capital de Minas, e o engenheiro Aarão Reis é nomeado presidente da Comissão da Construção da Nova Capital. Permanece à frente da comissão de fevereiro de 1894 a maio de 1895, quando é substituído pelo engenheiro Francisco de Paula Bicalho, que dá prosseguimento aos planos idealizados por seu antecessor.

Como chefe da comissão de construção da nova capital, Aarão Reis desenhou a planimetria da nova cidade. Todo o planejamento de planimetria, arquitetura, e construção foi feita por ele nos anos entre 1894 e 1897. Depois do planejamento e construção, ele se mudou para Belo Horizonte, e sua casa se encontrava no local onde hoje é o Parque Municipal de Belo Horizonte. O projeto de Aarão Reis era definir uma avenida, a Avenida do Contorno, dentro daquela avenida, a cidade cresceria. Esse era o projeto, mais simplificadamente é que ele não queria que a cidade crescesse infinitamente em meio das montanhas. Mas a economia evoluiu muito rápido naquela região, e o projeto da cidade crescer a dentro da avenida não pode ser cumprido, a cidade aumentou a sua área. Por isso, ele foi homenageado com a Avenida Aarão Reis em Belo Horizonte e também o bairro Aarao Reis.


Nenhum comentário: