quinta-feira, 8 de maio de 2008

10º Milton Nascimento e seu clube da esquina, Skank, Pato Fu e Sepultura

Milton Nascimento
Milton Nascimento nasceu em 26 de outubro de 1942 no Rio de Janeiro. Sim, ele é carioca e não mineiro. Então por que ele é um personagem marcante na história de Belo Horizonte? Simplesmente pelo fato dele ter sido um dos principais responsáveis pela projeção da moderna música de Minas Gerais. Com menos de dois anos de idade ele mudou para Três Pontas, interios de Minas, e desde cedo já tinha noção da extraordionaridade de sua voz. Participou de gravações , foi dj e locutor da rádio da cidade, participou do grupo W's Boys. Por volta de 1964 ele se mudou para Belo Horizonte para estudar economia. Na capital, ele conheçeu vários outros músicos. Em 1965, ele resolveu ir para o Rio de Janeiro, onde acabou gravando com grupos, particpando de festivais, entrou para grupos .. Mais ou menos em 1966 ele gravou seu primeiro disco e então foi para os EUA. Hoje sua discografia reune mais de 30 discos e CD's.


Clube da Esquina
O Clube da Esquina é um álbum coletivo dos maiores nomes da música mineira, liderados por Milton Nascimento e por Lô Borges, a quem foi creditado o disco. Os músicos que aparecem nesse CD são:
  • Lô Borges – violão
  • Tavito – Guitarra de 12 cordas e violão
  • Toninho Horta – Guitarra e baixo
  • Nelson Ângelo – Guitarra, surdo e piano
  • Wagner Tiso – Órgão e piano elétrico
  • Beto Guedes – Baixo e guitarra
  • Robertinho - Bateria
  • Luiz - Caxixi
  • Rubinho - Tumbadora


Skank

A banda Skank surgiu em 1991 em Belo Horizonte e é formada por Samuel Rosa (guitarra e voz), Henrique Portugal (teclados), Lelo Zaneti (baixo) e Haroldo Ferreti (bateria). O grupo começou movido pelo interesse em transportar o clima do dancehall jamaicano para a tradição pop brasileira. Lançaram seu primeiro disco de forma independente, mas despertaram a atenção da Sony que bancou seu segundo disco em 1994. Esse segundo disco era o que faltava para a banda deslanchar a carreira. Com 1 milhão de cópias e dois top-hits (''Jackie-Tequila'' e ''Te ver''), ''Calango'' abriu as portas uma nova geração de bandas brasileiras. Esse ano a banda completa 17 com: 9 CD's, 3 DVD's e 17 trilhas sonoras.


Pato Fu

'Pato Fu' foi formada em 1992 em Belo Horizonte e é formada por Fernanda Takai, John, Ricardo Koctus, Xande e Lulu Camargo. O primeiro disco ("Rotomusic de Liquidificapum", 1993) não teve grande alcance nacional, o que só aconteceu em 1995 com "Gol de Quem?". Com esse álbum lançou o primeiro sucesso, "Sobre o Tempo", que fez a banda tornar-se uma das mais tocadas em rádios e programas de televisão, além de fazer shows por todo o Brasil. Hoje eles tem 8 CD's e 3 DVD's.


Sepultura

Sepultura é uma banda brasileira de thrash metal surgida em 1983, criada pelos irmãos Max Cavalera e Iggor Cavalera em Belo Horizonte, Minas Gerais. É considerada a banda brasileira de maior repercussão no mundo, à frente de outras como Angra e Krisiun. O Sepultura possui influências diversificadas como quase nenhuma outra banda da cena, que vai desde o black metal e death metal, passando pelo thrash metal, até inspirações externas ao metal, como hardcore, música tribal africana e japonesa, música indígena, entre outros diversos estilos musicais. O nome Sepultura[5] (em inglês, grave) foi escolhido quando Max Cavalera traduzia uma música do Motörhead chamada "Dancing on Your Grave". Originalmente tinha a formação de Paulo Jr. (baixista), Iggor Cavalera (baterista), Jairo Guedez (guitarrista) e Max Cavalera (vocalista). Depois de um tempo entra na banda Andreas Kisser. Hoje tem uma enorme legião de fãs. Na sua formação atual tem o americano Derrick Green como vocalista e os brasileiros Andreas Kisser como guitarrista, o baixista Paulo Jr. e o baterista Jean Dolabella.

Nenhum comentário: